Como qualquer ciência e qualquer profissão, existem regras de trabalho e estratégias a colocar em prática com vista ao alcance de sucesso e rentabilidade do seu trabalho.
Esse conhecimento pressupõe experiência, formações complementares à licenciatura, cursos, workshops, conferências, etc. que vão criar, no Psicólogo, uma espécie de glossário sobre a sua prática, um registo mental do "saber-fazer", o Know-how necessário e essencial ao alcance do supremo profissionalismo.
Listam-se as estratégias mais importantes e que todo o psicólogo usa. A sua nomenclatura pode mudar de acordo com diversos modelos teóricos e conceptuais existentes, contudo, os seus objetivos últimos do impacto que pretender obter sobre o paciente, são os mesmos.
Vejam, explorem e verifiquem que, afinal, um psicólogo não é só "aquele que ouve"; mais do que isso, é aquele que "SABE ouvir", SABE perceber, compreender, respeitar e aceitar o outro de forma desinteressada e imparcial, "dando-se" ao outro como veículo instrumental e emocional da sua própria construção pessoal.
É aquele que, pelo seu estudo exaustivo, pela sua entrega, pelo seu trabalho contínuo e experiência, põe em prática estratégias, adequadas ao preciso lugar e situação de cada paciente em particular (e único), para criar ressonância emocional no outro, promovendo a sua reflexão, a sua introspeção, o seu crescimento e a sua MUDANÇA.
Acima de tudo, trabalha para que o paciente ganhe sentido sobre a sua vida e se saiba mover mais livremente.