Muitas vezes, pelo desconhecimento do trabalho que um psicólogo executa, receamos um tratamento. É-nos difícil confiar num profissional cujo trabalho ainda não está tão difundido quanto o de um médico, enfermeiro ou outro técnico de saúde. Porém, um psicólogo é ditado por um código de ética e deontologia diferente, mais rigoroso, em que não pode dar a conhecer publicamente casos de pessoas reais em que ficasse comprometida a sua integridade e intimidade.
Ora, muitas vezes recorre-se ao psiquiatra para "resolver" problemas do foro emocional e psicológico que estão a gerar desgaste e sofrimento. Apenas há o desejo que o malestar desapareça. Ninguém gosta de sofrer! O efeito imediato é obtido, mas não solucionado o problema que o origina.
Acima de tudo, o primeiro passo no pedido de aconselhamento psicoterapêutico, parte de si, enquanto paciente. Qualquer tratamento, seja ele medicamentoso, psicológico, médico, cirúrgico, necessita do seu consentimento e esforço para superar as dificuldades e os desafios que advirão. Qualquer tratamento exige um certo grau de esforço, e é este que tem, à partida de existir para que o psicólogo possa atuar e ajudá-lo, efetivamente.
Caso tenha dúvidas, antes de procurar um psicólogo na sua área de residência, pode sempre esclarecê-las através do seguinte endereço de e-mail: claraconde@gmail.com.
SINTA-SE LIVRE PARA APRENDER, INVESTIGAR E CORAJOSO O SUFICIENTE PARA DAR O PRIMEIRO PASSO RUMO A UM TRATAMENTO EFICAZ E MELHORIA NA SUA QUALIDADE DE VIDA.